Toprak Razgatlioglu (BMW) e Nicolò Bulega (Ducati) voltaram a protagonizar o fim de semana, com resultados que mantêm a luta pelo título em aberto para a etapa final em Jerez. No final, Razgatlioglu lidera com 580 pontos, contra 541 de Bulega, deixando 62 pontos ainda em disputa.
Na corrida 1, Razgatlioglu triunfou num cenário conturbado (acidente envolvendo vários pilotos, levando a bandeira vermelha e a um reinício da corrida) e ganhou pontos importantes relativamente ao rival.
“El Turco” venceu com vantagem de cerca de 1,948 s sobre Bulega; Álvaro Bautista completou o pódio.
Na Superpole Race Razgatlioglu voltou a ser mais forte vencendo com 0,545 s de vantagem sobre Bulega; Bautista mais uma vez fez um bom terceiro lugar. Na Race 2 realizada no domingo, Bulega fez uma corrida de controlo, assumindo a liderança desde a primeira curva e nunca mais a largou. Razgatlioglu depois de uma má partida recuperou até ao 2.º lugar, mas não conseguiu impor-se ao ritmo do italiano. Bautista mais uma vez fechou o pódio.
Os 39 pontos que Razgatlioglu tem de vantagem para Bulega significa que o título ainda não está decidido, mas o piloto da BMW tem uma margem confortável para controlar em Jerez. Bulega mostrou que pode responder sob pressão, especialmente ao ganhar em Estoril. Ele vai ter de ser agressivo em Jerez, mas sem cometer erros graves. A luta pelo 3.º lugar no campeonato também está activa: Bautista consolida essa posição mas Locatelli e Petrucci ainda têm uma palavra a dizer.
Jerez será decisivo não só para o título, mas para definir classificações menores e posições de construtores/equipas.
Na categoria WSSP Stefano Manzi ao vencer a Race 2 e beneficiando de uma má classificação de Can Oncu sagrou-se no Estoril campeão mundial.
Quanto á classe WSSP300, tal como a categoria rainha, o titulo vai ser decidido na ultima ronda já no próximo fim de semana em Jerez, com varios pilotos em condições de levantar o ceptro
